segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Agências reguladoras: bons salários e vagas para 2015

O ano de 2014 vai se encerrando e desde já, os concurseiros mais atentos se preparam para os certames de 2015. O próximo ano promete uma série de concursos em nível federal, com destaque para as agências reguladoras, autarquias que regulamentam e fiscalizam serviços de interesse público. Cinco desses órgãos aguardam autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para realizarem novos concursos. As agências nacionais de Saúde Suplementar (ANS), Transportes Terrestres (ANTT), de Águas (ANA), Aviação Civil (Anac) e Vigilância Sanitária (Anvisa) estão na expectativa de terem seus pedidos atendidos, com previsão de abertura de mais de 800 vagas. O grande atrativo dessas oportunidades, além da estabilidade, são as remunerações, que passam dos R$5 mil para nível médio e podem alcançar R$11 mil para graduados. E os aprovados nos concursos anteriores dessas agências reguladoras não se arrependem.

O diretor do site Questões de Concurso, Fernando Bentes, também orienta os futuros candidatos. Para ele, o primeiro passo da preparação é estudar a função de uma agência reguladora e o que elas representam para o governo federal, de maneira abrangente. "Saber da legitimidade em criar normas numa possível usurpação da competência legislativa, a extensão de seu poder de polícia, se podem realizar busca e apreensão de documentos e produtos, além de outras problemáticas típicas destas instituições", exemplifica Fernando.

O enfoque posterior, segundo ele, é estudar a lei que cria a agência e suas peculiaridades. Por fim, o candidato deverá voltar seus estudos para a legislação específica e o campo regulatório de cada uma das autarquias que, segundo ele, é a chave para a aprovação. O especialistas também acredita que Direito Constitucional e Direito Administrativo são disciplinas que podem fazer a diferença. Sobre a organizadora dos certames, Fernando ressalta que a Cespe/UnB costuma ser a escolhida das autarquias, o que deve fazer com que o candidato sempre estude as questões da banca, incluindo de concursos anteriores. "Depois, deve recorrer às provas que a banca organizou sobre as demais agências reguladoras. Há um banco enorme de questões sobre áreas congêneres e o candidato deve explorar isso", orienta, afirmando ainda que a Cespe/UnB costuma realizar provas complexas. "Ou seja, ler esquemas e resumos não vai facilitar sua aprovação. O candidato deverá recorrer a bons livros de renomados autores", garante.


Como método de preparação, Fernando aconselha o candidato em duas etapas. A primeira é o que ele chama de "revezamento entre teoria e prática". "Ler a teoria para ter uma base e fazer questões para fixar a matéria, descobrir fraquezas na compreensão de certo assunto e testar o conhecimento", explica. A segunda parte da preparação é a dedicação exclusiva às questões de concursos passados, sempre projetando um número crescente de acertos. Caso não consiga obter êxito, o diretor recomenda voltar ao primeiro passo. Apesar do nível de dificuldade, tanto o especialista Fernando Bentes quanto o concurseiro Mauro garantem que o esforço é recompensando no final e que fazer parte dessas autarquias é uma grande passo para um próspero futuro profissional. Aos interessados em conquistar uma aprovação em uma agência reguladora, a ordem é começar os estudos o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário