terça-feira, 7 de maio de 2013

ANVISA – A hora esta chegando



Estamos no mês de maio, reta final do concurso da ANVISA, é hora de redobrar os estudos, fazer muitos exercícios e aproveitas os feriados que ocorrerão nesse mês.

Vários alunos me pedem sugestão de temas para a redação (prova discursiva), apesar de não ser matéria que ministro aula, busquei algumas idéias de outros professores e vai ai algumas dessas dicas.

O candidato redigirá um texto dissertativo-argumentativo que deverá versar sobre: um tema relacionado à Regulação e Vigilância Sanitária para o cargos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e Analista Administrativo; um tema sobre Regulação e Administração Pública e Vigilância Sanitária e Saúde Pública.

No caso do Analista Administrativo e regulação, preste atenção aos itens Agências reguladoras e Administração Pública, a forma de criação dessas agências e a reforma de FHC.

Além disso, segundos os especialistas, os temas prioritários da parte do Especialista devem ser medicamentos, alimentação e regulação.

— Por conta de casos recentes, como o da contaminação do suco Ades e do achocolatado Toddynho, a tendência é que a Anvisa busque candidatos aptos a exercer as atividades e não apenas aqueles que estão preparados para fazer uma prova — diz Cristiano Ricardo, farmacêutico e coordenador do curso preparatório GSC Expertise, para quem o acompanhamento do noticiário também é fundamental. — É importante que o candidato esteja atualizado e antenado com o que está ocorrendo no mercado.

Para os cargos de nível superior, a primeira etapa do concurso será composta por duas fases, sendo a primeira constituída de prova objetiva e prova discursiva; e a segunda, composta por avaliação de títulos. A segunda etapa será composta pelo Curso de Formação Profissional, com duração de 160 horas. O curso será realizado em Brasília, em regime de tempo integral, com atividades que poderão ocorrer nos turnos diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

— Com certeza a disputa será grande, mesmo sendo todas as oportunidades em Brasília — estima Ricardo, que acha que questões ligadas à vigilância sanitária em grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 também podem ser cobradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário