quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Hospital das Clinicas anuncia concurso em 2015

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai assinar na sexta-feira (21) o contrato que transfere a gestão do Hospital das Clínicas para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública de direito privado vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Uma das primeiras medidas previstas após a oficialização do documento é a realização de um concurso imediato para mais de 500 trabalhadores da área hospitalar que devem ser contratados em regime CLT.

A Ebserh foi criada pela lei federal nº 12.550, de dezembro de 2011, e tem como objetivo administrar os recursos humanos e materiais dos Hospitais Universitários (HUs) brasileiros. A criação do órgão integra o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que visa recuperar os hospitais vinculados às universidades federais. Os principais HUs sob a responsabilidade do órgão atualmente são os da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com a adesão, a administração continuaria com a universidade, ou seja, o hospital continuaria sendo da UFG, com uma empresa pública contratada para auxiliar na sua gestão. De acordo com José Garcia, o conselho executivo do HC seria formado pelo diretor, pelo reitor e por um membro da Ebserh, representando o Ministério da Educação. Segundo ele, a Ebserh deve modificar as cinco diretorias hoje existentes e criar três grandes gerências subordinadas à diretoria-geral: Assistência Médico-Hospitalar, Administração Financeira e Ensino e Pesquisa. Para o atual diretor do HC, a criação de uma gerência específica para ensino e pesquisa, que hoje não existe, vai valorizar ainda mais os estudantes.


CONCURSO


O edital do certame especificará as funções e os locais de trabalho. Segundo o diretor do Hospital das Clínicas, José Garcia, a contratação CLT é mais rápida e permite a adaptação necessária a um hospital que não pode esperar meses pela contratação de funcionários. Garcia afirma que hoje a situação do hospital é delicada e não há condições financeiras de continuar sem a Ebserh. Segundo ele, hoje, 60 dos 300 leitos do HC estão fechados e o hospital tem uma dívida elevada com fornecedores. “O HC tem 52 anos. Nesse tempo foram feitas várias tentativas de ajustes no sistema que não funcionaram. A manutenção de como está é o pior dos mundos,” afirma.


Ele explica que atualmente cerca de 70% da verba repassada pelo SUS ao HC é gasta na folha de pagamento. Com a Ebserh 100% desses recursos seriam gastos em manutenção e investimentos no hospital. O diretor do HC acredita que a Ebserh vai possibilitar a abertura de novos leitos e a revisão do número de funcionários. “Poderemos reabrir leitos e expandir o número deles para pelo menos 350 até o final de 2015”, prevê. Por isso, ele também afirma que a Ebserh vai possibilitar a melhora no atendimento. “A verba que vem do SUS poderá ser toda utilizada para o aumento no número de leitos, no quadro de funcionários, realização de cirurgias, exames, internações e consultas”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário